Embora a herança telémica de Gardner tenha sido, no essencial, alterada
e violada por Valiente, sem dúvida com a sua autorização, foi esta
última versão que criou o início da degeneração de um sistema místico
que se pretendia iniciático, transformado num modelo apostólico de
igreja neo-pagã. Com isso vieram todas as tendências anómalas que
conhecemos hoje, nomeadamente a mimetização das práticas das religiões
populares como o catolicismo, imitando num escalão neopagão os seus
modelos de devoção, moral, crença, liturgia, tudo isso numa perspectiva
anti-iniciática, conseguindo, no entanto, com o seu revivalismo
neo-pagão expandir-se e tornar-se nalguns lugares como a Inglaterra uma
referência essencial das novas religiosidades. Porém, para isso, perdeu
aquilo que a definia sob o ponto de vista esotérico: ser um sistema
iniciático que propiciaria o eclodir da ecoconsciência cósmica.
Aqui têm um texto em que se desvela um pouco desse momento original de factura do primeiro Livro das Sombras e seu vínculo a Thelema, esse sim um verdadeiro sistema iniciático no quadro da A.A. O meu livro sobre Wicca visava precisamente inverter este processo degenerativo no baixo escalão do popular e do religioso e trazer algumas chaves esotéricas para retomar o espírito iniciático inicial de Gardner. Porém, ao fim e ao cabo também Gardner acabará por rapidamente se render fascinado à miragem das religiões, ao quantitativo e ao recrutamento fácil do "homem indiferenciado", como apodava Julius Evola, da população pequeno-burguesa ascendente e do proletariado urbano, repetindo o mesmo processo de amnésia agonística que acontece, desde o século passado, na Maçonaria e nos rosacrucianismos de revistas para dona de casa.
http://www.thelemicunion.com/gerald-gardner-ordo-templi-orientis-new-greater-pagan-cult/
Aqui têm um texto em que se desvela um pouco desse momento original de factura do primeiro Livro das Sombras e seu vínculo a Thelema, esse sim um verdadeiro sistema iniciático no quadro da A.A. O meu livro sobre Wicca visava precisamente inverter este processo degenerativo no baixo escalão do popular e do religioso e trazer algumas chaves esotéricas para retomar o espírito iniciático inicial de Gardner. Porém, ao fim e ao cabo também Gardner acabará por rapidamente se render fascinado à miragem das religiões, ao quantitativo e ao recrutamento fácil do "homem indiferenciado", como apodava Julius Evola, da população pequeno-burguesa ascendente e do proletariado urbano, repetindo o mesmo processo de amnésia agonística que acontece, desde o século passado, na Maçonaria e nos rosacrucianismos de revistas para dona de casa.
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